+55 11 2421-0822

vendas@walmonof.com.br

Walmonof
 
 
 
 
 
Topo Menu Bottom Menu

A HISTÓRIA DO CORPO DE BOMBEIROS NO BRASIL

Data: 18.12.2017

 

Iniciada com a chegada da Família Real Portuguesa no Brasil, no Rio de Janeiro, desde o século XVI até o século XIX, os casos de incêndio eram socorridos inicialmente por milicianos, ou voluntários e os bombeiros eram avisados por três tiros de canhão e toques de sino da Igreja de São Francisco de Paula – onde cada badalada do sino representava a freguesia afetada.

Os primeiros bombeiros militares surgiram na Marinha, para socorrer incêndios nos navios (ainda feitos de madeira), mas não como uma Corporação, apenas uma repartição da força militar. Foram batizados de bombeiros, justamente pela operação ser feita com bombas d’água.

Apenas em 1763 uma repartição dedicada ao combate de incêndios foi criada no Rio de Janeiro e, em 2 de julho de 1856, um decreto imperial criou o Corpo de Bombeiros Provisório da Corte. Nesta mesma data é comemorado o Dia do Bombeiro e também a Semana de Prevenção a Incêndios.

Em 1880, a corporação passou a receber caráter militar e foi organizada por ordem hierárquica. Em 1988, a Constituição Brasileira determinou os bombeiros como responsáveis também pela defesa civil e subordinados aos Governadores de Estado. A única exceção da condição de militar foi após as Revoluções de 1930 e 1932, onde a corporação foi considerada ameaça ao poder bélico do país. Durante a ditadura, o Corpo de Bombeiros passou a ser vinculado às Polícias Militares, que com a promulgação da nova Constituição em 1988 passou a ser subordinado aos governos estaduais.

O Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo foi criado também em 1880, com sua sede na Rua Domingos de Moraes, onde é localizado hoje o museu, que conta com peças históricas de toda a trajetória dos profissionais que zelam pela segurança e prezam pela vida.

Fonte: http://www.ccb.policiamilitar.sp.gov.br



Rua Londrina, nº 62
Vila Endres
CEP.: 07041-260
(Visualizar mapa)
 
A Empresa | Atendimento | Contato
Walmonof © 2015 - Todos os direitos reservados
A Empresa Revendas
Luminárias Autônomas Centrais de Iluminação
Centrais Convencionais Centrais Endereçáveis Comando de Bombas Hidráulicas
Atendimento
desenvolvido por: Sopa de Ideias
,