+55 11 2421-0822

vendas@walmonof.com.br

Walmonof
 
 
 
 
 
Topo Menu Bottom Menu

ILUMINAÇÃO DE EMERGÊNCIA ATENDE À NBR 10.898?

Data: 11.07.2018

 

O sistema de iluminação de emergência precisa garantir a evacuação das áreas de risco em segurança, e fazer o aclaramento correto na passagem horizontal e vertical.

Os dados necessários para o desenvolvimento do projeto estão especificados e detalhados na norma ABNT NBR 10898:2013, que trata dos Sistemas de Iluminação de Emergência.

O projeto deve prever dois tipos de iluminação:

  • a de aclaramento, tem a função de distribuir a luminosidade mínima de três lux em pisos de locais livres de obstáculos, e de cinco lux em ambientes com obstáculos e escadarias;
  • a de balizamento serve para orientar as rotas de fuga.

Para a distribuição dos pontos de balizamento é preciso observar as mudanças de direção, a distância máxima de 15 metros entre os equipamentos, e a altura da instalação, que precisa ter boa visibilidade.

Os pontos de instalação das luminárias de aclaramento precisam estar em corredores e ambientes amplos, e o cálculo da distribuição desses pontos leva em consideração que a distância máxima de um ponto a outro não pode ser maior do que quatro vezes a altura, ou seja, para três metros de altura, a distância máxima é de 12 metros. Em ambientes pequenos é necessário pelo menos um ponto de iluminação.

Para garantir um funcionamento eficiente e seguro, tanto a instalação quanto a manutenção precisam ser realizados por profissionais qualificados, que deverão observar as normas de segurança para o desenvolvimento do projeto.

 

Fonte: www.aecweb.com.br/cont/m/rev/iluminacao-de-emergencia-deve-atender-a-nbr-10898_8405_10_0

 



Rua Londrina, nº 62
Vila Endres
CEP.: 07041-260
(Visualizar mapa)
 
A Empresa | Atendimento | Contato
Walmonof © 2015 - Todos os direitos reservados
A Empresa Revendas
Luminárias Autônomas Centrais de Iluminação
Centrais Convencionais Centrais Endereçáveis Comando de Bombas Hidráulicas
Atendimento
desenvolvido por: Sopa de Ideias
,